ABB fornecerá sistema elétrico completo para o maior FPSO offshore da Petrobras

ABB fornecerá sistema elétrico completo para o maior FPSO offshore da Petrobras

ABB conquista contrato com a Sembcorp Marine A ABB obteve um importante contrato com a Sembcorp Marine Ltd para fornecer a automação completa do sistema elétrico para uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) da empresa brasileira de petróleo e gás Petrobras.

FPSO P-82 da Petrobras

O FPSO P-82 será uma das maiores embarcações a serem implantadas no campo de Búzios, um campo de petróleo e gás em águas ultra profundas com area de 853 quilometros quadrados na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, Brasil.

Solução integrada da ABB para o projeto

A ABB fornecerá sistemas elétricos tanto para a parte superior quanto para o casco da P-82, garantindo uma integração perfeita do projeto.

Os sistemas de topo serão instalados em uma solução ABB eHouse, uma subestação modular pré-fabricada que diminui custos, riscos e trabalho no local, pois todos os componentes são conectados, testados e comissionados antes do transporte para o estaleiro.

Capacidade de produção da instalação

Uma vez em operação, a instalação, que recebe fluidos de um reservatório submarino antes de separá-los em petróleo bruto, gás natural e água dentro das instalações a bordo – terá capacidade para produzir 225.000 barris de petróleo por dia e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Compromisso com a redução de emissões “Este projeto está alinhado com nosso compromisso de reduzir a pegada de emissões das infraestruturas de hidrocarbonetos existentes, equilibrando as necessidades da transição energética com as crescentes demandas de consumo, especialmente nas economias em desenvolvimento “disse Brandon Spencer, presidente da ABB Energy Industries.

Leia também: ANEEL estabelece nova tarifa de energia para usina de Itaipu

Expansão da frota de FPSOs da Petrobras

A Petrobras planeja implantar 18 navios FPSO offshore no Brasil nos próximos quatro anos, representando quase metade de todos os FPSOs globais.

Essas embarcações de nova geração, incluindo a P-82, serão caracterizadas por alta capacidade de produção e soluções de redução de emissões, como captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS).

Juntas, espera-se que essas embarcações tenham capacidade de produção de aproximadamente 2,8 milhões de barris por dia.

Redução de emissões de carbono através da eletrificação e automação

Um relatório da ABB em 2022 mostrou como a implementação de tecnologias de eletrificação, automação e digitais, que possibilitam a mudança para operações com tripulação mínima em FPSOs, pode reduzir as emissões de carbono em até 320.000 toneladas por local por ano, o equivalente a retirar cerca de 160.000 carros de passageiros das estradas.

Sobre o autor

Deixe um comentário