A propulsão elétrica está na mente de todos os fabricantes de automóveis, mas marcas como Porsche e Mazda também estão investigando gasolina neutra em carbono como uma alternativa limpa para a eletrificação total. Os e-fuels não são novidade, mas o financiamento por trás da tecnologia está começando a decolar, com empresas como a HIF Global construindo duas novas instalações de e-fuel.
O Texas em breve será a sede global da produção de e-fuel, de acordo com a HIF Global, já que a empresa inicia a construção de sua mais nova planta.
E-fuels são uma fonte de energia emergente, mas a produção de um poço confiave pode melhorar seu potencial.
A Texas Commission on Environmental Quality emitiu uma Autorização de Qualidade do Ar autorizando a Highly Innovative Fuels Global a construir uma instalação de eFuels no condado de Matagorda, Texas. No auge, a HIF Global espera produzir cerca de 200 milhões de galões de e-fuel por ano, permitindo a descarbonização de mais de 400.000 veículos.
Para alcançar esses objetivos, a empresa diz que precisará de 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono reciclado, bem como cerca de 300.000 toneladas de hidrogênio verde separado da água usando energia renovável. Uma vez construída, a instalação do Texas será supostamente a maior planta e produtora de e-fuel do mundo.
Para contextualizar, os e-fuels são gasolina ou diesel sintéticos produzidos a partir de uma combinação de hidrogênio produzido de forma renovável a partir da água através da hidrólise e dióxido de carbono capturado, conforme explica o colaborador da Autoweek, Jim Motavalli.
E nossos carros são tecnicamente capazes de funcionar com e-fuels como estão, já que o combustivel e projetado para replicar a gasolina de maneira ecologicamente correta. Os e fuels não são exatamente novidade, como demonstrado pelo entusiasmo da Porsche em relação a eles, mas o processo para criá-los não é tão fácil quanto instalar um carregador doméstico de veículos elétricos.
Ambos os lados do espectro da ciência automotiva compartilham preocupações sobre a capacidade de produzir e usar e-fuels a longo prazo.
O Clean Transportation Program da Union of Concerned Scientists já afirmou que a probabilidade de emissões de gases de escape mesmo dos e-fuels mais limpos é alta. Afinal, um motor de combustão ainda queima e-fuels.
Wolfgang Warnecke, cientista-chefe de mobilidade da Shell, acredita que os e-fuels valem o investimento, mas apenas para casos excepcionais em que a propulsão elétrica simplesmente não funcionará.
As principais preocupações de Warnecke em relação aos e-fuels, compartilhadas em um evento europeu de e-fuels no final do ano passado, foram seu longo prazo de escalabilidade, alta demanda de eletricidade e água para produção e baixa eficiência energética em comparação com a propulsão elétrica.
No entanto, essas preocupações são exatamente o que a HIF Global está tentando abordar com sua nova planta no Texas.
Após o lançamento bem-sucedido de sua Planta de Demonstração Haru Oni no sul do Chile, onde um Porsche 911 funcionou com os primeiros litros entregues pela planta, a construção de sua planta no Texas representa uma reação contra o ceticismo de cientistas e produtores de combustível adversários.
Com suas licenças em mãos, a HIF afirma que iniciará a construção desta instalação no início de 2024, com uma data prevista de produção de e-fuel em 2027.
Apoiadores deste projeto incluem marcas como Porsche, que está pesquisando o uso de e-fuel em relação às diretrizes da União Europeia para veículos elétricos, e governos locais e estaduais, já que o governador do Texas, Greg Abbott, e o Texas Economic and Trade Group indicaram a HIF para o Prêmio de Investimento Comunitário de 2023 da revista Trade & Industry Development.
O Texas tem sido consistentemente o maior exportador anual de produtos nos EUA, em grande parte devido às suas reservas de petróleo bruto, e a adição de tecnologia nova, mas ainda focada em combustiveis, deve ser uma noticia empolgante para políticos do Texas e perspectivas de negócios do estado.
No entanto, os EUA como um todo estão focados principalmente em veículos elétricos, enquanto métodos alternativos de propulsão, como hidrogênio e e-fuels, parecem ter menor prioridade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!