A geopolítica e a transição energética emergem como os temas mais urgentes para a indústria de petróleo e gás em 2023, conforme aponta a empresa de dados e análises GlobalData.
Em um comunicado à Rigzone, a GlobalData ressalta que a geopolítica se tornou um tema macroeconômico central para a indústria de petróleo e gás desde o início do conflito na Ucrânia e acrescenta que as empresas do setor continuarão a buscar "novos temas da indústria que apoiem a transição energética para tecnologias de emissão zero".
A GlobalData, em seu relatório, identificou 20 "temas de destaque" que impactam o setor de petróleo e gás em 2023. Inteligência artificial, blockchain, computação em nuvem, segurança cibernetica, Internet das Coisas, robótica e metaverso são apontados como "temas tecnológicos disruptivos que impactam o setor".
Desafios e oportunidades: Ravindra Puranik, analista de petróleo e gás da GlobalData, afirma que o atual conflito geopolítico na Europa Oriental está afetando profundamente a indústria global de petróleo e gás e reformulando suas cadeias de suprimentos. Nesse cenário, os participantes do setor precisam estar atentos aos cenários que podem reduzir sua lucratividade ou abrir novas oportunidades de mercado.
A transição em curso para fontes de energia limpa também terá um impacto significativo sobre os players de petróleo e gás.
Temas como energia renovável e veículos elétricos são grandes disruptores para a indústria, enquanto a captura e armazenamento de carbono (CCS) e o hidrogênio de baixo carbono criarão novas oportunidades para os players de petróleo e gás nos próximos anos.
A GlobalData observou que os players de petróleo e gás prometeram "investimentos consideráveis" no mercado de energia renovável para melhorar sua participação nos próximos anos.
As empresas de petróleo e gás detinham pouco mais de um por cento da capacidade total instalada de energia renovável globalmente em 2022, e a geração de energia renovável em todo o mundo deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 6,9% entre 2022 e 2030.
Em janeiro deste ano, Matthew Bey, analista global sênior da empresa de inteligência de risco RANE, afirmou que o impacto das sanções ocidentais e o limite de preço do G-7 no petróleo russo serão as principais questões para o setor de petróleo e gás em 2023.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!