Este lançamento é uma grande notícia para a cidade densamente povoada de Kochi, à medida que as autoridades locais se empenham para diminuir a poluição atmosférica e o trânsito intenso. A frota foi revelada com grande entusiasmo no dia 25 de abril.
“O Kochi Water Metro está prestes a ser inaugurado, tornando-se o primeiro serviço de metrô aquático da Índia”
Com barcos híbridos elétricos, é também amigavel ao meio ambiente!” disse P. Rajeev (@PRajeevOfficial), Ministro da Lei, Indústrias e Coir (fibra de coco) da Índia para o estado de Kerala, onde Kochi está localizada, via Twitter.
Leia também: Carrinhos de golfe estão se tornando substitutos de carros
Ferries híbridos e elétricos
O sistema contará com até 15 rotas com 78 “ferries híbridos rápidos e elétricos”, conforme o site Kochi Water Metro. A frota transportará pessoas – de 50 a 100 por barco, por mais de 47 milhas de vias navegáveis, conectando 10 ilhas.
As autoridades estimam que a frota beneficiará um milhão de ilhéus.
Estações de carregamento
Existem várias estações de carregamento que podem carregar um ferry em menos de 15 minutos, destacaram os responsáveis. Os catamarãs podem atingir até oito nós com bateria, ou cerca de 9,2 milhas por hora.
Os barcos são parte de uma iniciativa de transporte na Índia que visa otimizar a tecnologia mais recente, segundo o Primeiro Ministro Narendra Modi.
“Kerala tem muito a contribuir para o país e para o mundo. Tenho certeza de que esse experimento feito em Kerala também se tornará um exemplo para outros estados do país”, disse Modi à CNN.
Leia também: AIKE T apresenta scooter elétrica com sistema de assinatura “Tempo”
Sistema de barcos elétrico (EV)
Este pode ser o primeiro sistema de barcos elétrico (EV) na Índia. No entanto, existem outros exemplos de embarcações similares que utilizam energia limpa.
O Sea Change do San Francisco Bay Ferry é um barco movido a hidrogênio. Faz parte do movimento da cidade para substituir ferries movidos a combustíveis fósseis por opções mais ecológicas até 2035.
Do outro lado do mundo, na Índia, as autoridades de Kochi esperam que sua frota de veículos elétricos ajude a evitar a emissão de mais de 16.550 toneladas métricas (aproximadamente 18.243 toneladas) de poluentes atmosféricos por ano ate 2035 (evitando a queima de outros combustiveis.
Essa estimativa considera menos carros, motocicletas e ônibus movidos a gasolina devido a mais pessoas usando os ferries elétricos.
Em um tweet no dia em que a frota foi apresentada, Rajeev a descreveu como o “projeto dos sonhos” do governo de Kerala.