Segundo um estudo recente da Wood Mackenzie, as decisões finais de investimento (FIDs) para projetos upstream de petróleo e gás, avaliados em US$ 185 bilhões, devem ser tomadas em 2023, visando o desenvolvimento de 27 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).
A Wood Mackenzie prevê que as empresas petrolíferas nacionais (NOCs) dominarão as principais oportunidades de investimento em 2023, aproveitando os vastos recursos descobertos e apresentando os custos unitários mais baixos.
O custo unitário médio de desenvolvimento em 2023 é de US$ 7/boe, uma leve queda em relação a 2022.
A difícil aprovação de projetos de petróleo e gás Fraser McKay, vice-presidente e chefe de Análise Upstream da Wood Mackenzie, comentou: “Obter FID em projetos de petróleo e gás tornou-se mais desafiador do que no passado. No entanto, com menos sanções em 2022 do que o previsto, acreditamos que haverá um aumento moderado nas atividades em 2023, com mais de 30 dos 40 projetos mais viaveis atingindo este marco.
Confira o novo presidente da Petrobras
A maioria das operadoras manterá a disciplina, e a redução de emissões de carbono continuará sendo parte essencial de muitos projetos FID”.
Foco das empresas petrolíferas internacionais
A análise aponta que as empresas petrolíferas internacionais (IOCs) se concentrarão principalmente em desenvolvimentos em águas profundas com custos mais elevados, mas com retornos maiores.