Durante um recente seminário da Global Biofuel Alliance, o Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia (MOPNG) exortou os países do G20 a unirem esforços para um futuro sustentável, destacando a importância dos biocombustíveis nesse percurso.
Essa reunião virtual, que teve como tema “Biocombustíveis para uma Vida Sustentável”, teve a participação de representantes de vários países, incluindo membros do G20.
Leia também: Mercados de petróleo não sofrerão um impacto significativo devido ao compromisso do G7
Secretário do MOPNG
Durante o encontro o secretário do MOPNG, Tarun Kapoor, instigou os países participantes a se comprometerem na busca por energias renováveis e sustentáveis, em particular os biocombustíveis.
Tarun Kapoor ressaltou o papel dos biocombustiveis na mitigação das emissões de gases de efeito estufa e na promoção da segurança energética. Ele lembrou aos participantes que a transição para os biocombustíveis não apenas ajudara a combater as mudanças climáticas, mas também pode criar empregos e incentivar o crescimento econômico sustentável.
Papel crucial na transição para um futuro sustentável
“Os biocombustíveis têm um papel crucial na transição para um futuro sustentável. Eles são essenciais para a segurança energética e para a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, a adoção de biocombustíveis pode gerar um impulso significativo ao crescimento econômico e ao emprego, em particular nas áreas rurais”, afirmou Kapoor.
O Secretário exaltou as iniciativas da Índia no desenvolvimento de biocombustíveis e sua estratégia de longo prazo para aumentar a produção e o uso de bioenergia.
Segundo ele, os biocombustíveis são um pilar central para alcançar as metas de emissões do país, bem como as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pelas Nações Unidas.
Colaboração global
Ele também pediu uma colaboração global para promover a produção e o uso de biocombustíveis. Kapoor sublinhou a importância de uma ação conjunta dos países do G20, que juntos representam aproximadamente 80% do consumo global de energia.
A colaboração do G20 é fundamental
“A colaboração entre os países do G20 é fundamental para a promoção da sustentabilidade. Juntos, temos o poder de fazer uma mudança significativa e impulsionar a adoção de biocombustíveis em todo o mundo”, disse Kapoor.
Kapoor também enfatizou que a utilização de biocombustíveis deve ser feita de maneira sustentável, levando em consideração aspectos sociais, ambientais e economico. Ele sublinhou que os biocombustíveis não devem competir com a produção de alimentos e não devem causar desmatamento.
“A sustentabilidade é fundamental quando falamos em biocombustíveis. Eles devem ser produzidos e utilizados de maneira a não prejudicar nossos ecossistemas ou a produção de alimentos”, concluiu Kapoor.