Recentemente, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) apresentou novas propostas ambiciosas para padrões federais, que exigem que 64-67% de todos os carros novos vendidos nos Estados Unidos sejam elétricos até 2032.
Para contextualizar, a porcentagem de veículos elétricos nos EUA no final de 2022 era de aproximadamente 6%, e o objetivo anterior do presidente Biden era que 50% de todos os veículos novos fossem elétricos até 2030.
Transporte e impacto ambiental
O transporte é o principal responsável pelos gases que aquecem o planeta nos EUA, e esses padrões propostos representam um avanço em direção a um futuro com baixas emissões de poluentes atmosféricos pelos carros.
Vale resaltar que, os consumidores poderiam economizar em media US$ 12.000 ao longo da vida útil do veículo.
Conforme afirmou o administrador da EPA, Michael Regan, no anúncio: Ao propor os padrões de poluição mais ambiciosos de todos os tempos para carros e caminhões, estamos cumprindo a promessa do governo Biden-Harris de proteger as pessoas e o planeta, garantindo reduções críticas na poluição perigosa do ar e do clima, e assegurando benefícios econômicos significativos, como menores custos de combustível e manutenção para as famílias”.
Desafios no caminho
No entanto, o caminho não será totalmente fácil. Um dos problemas é a falta de estações de carregamento suficientes para suportar a futura frota elétrica, segundo um artigo recente do MIT Technology Review.
Embora 70% a 80% do carregamento ocorra em casa e alguns veículos elétricos já possuam autonomia comparável aos carros a gasolina, os carregadores públicos são fundamentais para viagens de longa distância e garantem confiabilidade.
Acordo com um relatório da S&P Global
O artigo também menciona que, de acordo com um relatório da S&P Global, serão necessários milhões de novos carregadores para atender à quantidade de veículos elétricos nas ruas até 2030. Apesar do governo Biden prometer bilhões de dólares para esse esforço, os estados também terão que investir pesadamente.
Empregos e meio ambiente
Há preocupações com a perda de empregos, mas o presidente Biden afirmou em discurso anterior que isso não ocorrerá.
“Vamos construir um futuro diferente com energia limpa e empregos bem remunerados”, disse ele no ano passado. “Podemos melhorar as coisas em termos de empregos.
Podemos melhorar as coisas em termos de meio ambiente. Podemos melhorar as coisas para as famílias em geral. Então, estou ansioso por esse movimento.”