Fabricantes de caminhões europeus estão avançando rapidamente sem a Tesla, mas ainda existem algumas barreiras a serem superadas.
A Volvo Trucks detém a maior participação de mercado para caminhões elétricos na Europa, com 50%, e quase a mesma porcentagem na América do Norte. O fabricante de caminhões vendeu quase 5000 unidades até agora, abrangendo seis modelos, desde o início da produção e das entregas.
Leia também: Caminhão de médio porte movido a eletricidade para transporte de carga
Uma rede de carregamento exclusiva
A Volvo Trucks, a Traton e a Daimler estão colaborando em uma rede de carregamento exclusiva para caminhões pesados na Europa, em um esforço para tornar possíveis as entregas de caminhões EV de longa distância.
Um conhecido fabricante de EVs atraiu muitas manchets alguns anos atrás com o seu planejado caminhão elétrico Semi, entregando as primeiras unidades em dezembro de 2022. No entanto, apesar de ter feito muito barulho sobre o projeto por anos e apresentado um design com uma posição central para o motorista, entre outras inovações, a Tesla está longe de ser a líder real de vendas de caminhões elétricos.
Caminhões EV
Vários fabricantes europeus e chineses conquistaram as maiores fatias do mercado de vendas de caminhões EV e lançaram programas para construir infraestrutura elétrica apenas para caminhões grandes.
Mas muitas vezes é difícil determinar qual fabricante de caminhões tem a vantagem em uma determinada região, com uma grande quantidade de startups inundando as publicações de tecnologia e negócios com histórias de planos ambiciosos.
Participação de cerca de 50% na Europa
Entre os fabricantes de caminhões que atualmente produzem modelos EV, a Volvo possui a maior participação de mercado, com cerca de 50% na Europa e quase a mesma porcentagem na América do Norte. Isso representa um aumento de 32% no primeiro trimestre de 2022 na Europa, tornando-a a lider de mercado nessas duas regiões.
E a Volvo Trucks, com presença em cerca de 40 países, vendeu quase 5000 caminhões desde que começou a produzir versões elétricas de modelos de médio e pesado porte.
E não apenas em países amigáveis aos EVs no norte da Europa a fabricante de caminhões vendeu muitas unidades em países como Marrocos e Austrália. Ainda este ano, a fabricante de caminhões planeja começar a oferecer seus modelos elétricos na Índia, Coréia do Sul, África do Sul e vários mercados sul americanos.
Em 2022
Somente em 2022, a Volvo adicionou três modelos à sua linha, incluindo o Volvo FM, o Volvo FH e o Volvo FMX. Ao todo, a empresa possui um total de seis modelos elétricos em seu catálogo.
A Volvo Trucks tem seis modelos elétricos em sua linha e está trabalhando para expandir sua capacidade de produção. Quase na metade de 2023, o fabricante observa que o ano começou bastante movimentado, com 486 caminhões elétricos encomendados, representando um aumento de 141% em comparação com o mesmo período de 2022.