O cenário do transporte elétrico tem crescido exponencialmente, e as estações de carregamento para veículos elétricos (VEs) têm se tornado cada vez mais essenciais.
O debate sobre quem deveria ser o proprietário dessas infraestruturas cruciais – particularmente se as concessionárias de serviços públicos devem desempenhar esse papel – tem se intensificado. Aqui estão cinco razões pelas quais as concessionárias talvez não devam possuir estações de carregamento de VEs.
Leia também: Carregador de VE pode gerar lucro para proprietários de imóveis
Enorme poder de mercado
Permitir que as concessionárias monopolizem esta esfera pode ser prejudicial a competição. As concessionárias possuem um enorme poder de mercado e uma posição única para dominar, o que pode desencorajar a inovação e o crescimento de empresas menores e mais ágeis, que muitas vezes são as mais inovadoras.
Em segundo lugar, quando as concessionárias possuem as estações de carregamento, os custos de infraestrutura são, muitas vezes, repassados aos contribuintes, incluindo aqueles que não possuem um VE.
É importante considerar a equidade e justiça nesta questão, uma vez que nem todos os cidadãos beneficiam se diretamente dessa infraestrutura.
Em terceiro lugar, as concessionárias de serviços públicos podem não ter o conhecimento necessário para administrar efetivamente uma rede de carregamento de VEs.
Leia também: Ford adota o padrão de carregamento da Tesla para futuros EVs
Gerenciamento de uma rede de carregamento
O gerenciamento de uma rede de carregamento é complexo e exige um conhecimento especializado, que as concessionárias de serviços públicos, tradicionalmente, podem não possuir.
A quarta razão está ligada à inovação
O domínio das concessionárias no mercado pode desestimular a inovação, uma vez que a concorrência é uma força motriz importante para o progresso. Empresas menores e mais ágeis são muitas vezes as que introduzem novas ideias e soluções no mercado.
O quinto motivo é a questão da eficiência
Embora as concessionárias possam ser capazes de implementar rapidamente infraestruturas de carregamento em grande escala, elas podem não ser as mais eficientes para operar e manter essas estações a longo prazo.
Os defensores da propriedade das concessionárias de estações de carregamento argumentam que elas tem a capacidade de implementar a infraestrutura necessária rapidamente e em grande escala. É fundamental equilibrar essa capacidade com a necessidade de promover a competição, a inovação e a justiça.
Um caminho mais viável pode ser uma colaboração entre as concessionárias, empresas privadas, governos e outras partes interessadas.
As concessionárias poderiam desempenhar um papel na facilitação do acesso à rede elétrica e na garantia de sua estabilidade, enquanto empresas privadas poderiam ser incentivadas a competir e inovar na prestação de serviços de carregamento.
Esta abordagem colaborativa também poderia envolver subsidios governamentais ou incentivos para apoiar a instalação de estações de carregamento por empresas privadas, particularmente em áreas menos lucrativas ou de difícil acesso.