A Ford F-150 Lightning, caminhonete elétrica da marca, conseguiu atrair muitos clientes que nunca haviam considerado um veículo elétrico antes, com iniciantes em EV representando quase 80% dos detentores de reserva.
E, como destacou o CEO da Ford, Jim Farley, nesta semana dia 06, em uma teleconferencia financeira trimestral, a espaço para fazer isso novamente em um futuro próximo com outros tipos de veículos, como um SUV elétrico de três fileiras.
“Muitos novos clientes compraram um Lightning que nunca possuíram uma caminhonete antes”, disse Farley. “E pretendemos fazer isso com um crossover de três fileiras e com uma série de veículos EV Pro, que acreditamos ser um enorme crescimento para nós.”
Ford pode mirar no formato do Ford Explorer
A Ford pode estar de olho no formato do Ford Explorer ou do antigo Ford Flex. Uma versão elétrica do principal veículo familiar dos EUA, não confundir com o Ford Explorer EV para a Europa, baseado na VW e revelado em março, pode manter alguns proprietários existentes que ja possuem um Mach-E de mudar para outra marca em busca de algo maior e elétrico.
“Descobrimos tambem que os clientes são muito leais aos trens de força totalmente elétricos assim que entram neles, mas não são leais à marca em sua primeira compra”, acrescentou Farley, observando que mais de 60% de seus clientes são novos na Ford. “Estamos vendo que a segunda compra de EV é muito mais leal à marca nestes mercados de EV desenvolvidos.”
Crescimento e gerenciamento do mercado
Farley enfatizou que esses futuros modelos representarão um enorme crescimento, mas esse crescimento precisa ser gerenciado.
“No segmento de utilitários pequenos e medios, teremos um mercado de EV de duas fileiras muito saturado”, disse Farley. “Diante disso, para garantir um crescimento lucrativo, sabemos que precisamos ter uma oferta atraente e atualizada com a estrutura de custos correta – algo que continuamos a melhorar com o Mustang Mach-E.”
Olhando para o futuro com um SUV de três fileiras, Farley tambem observou que a Ford reduziu a lista de materiais do Mach-E em US$ 5.000 por veículo. Isso provavelmente é um dos fatores que possibilitou cortes significativos de preços na linha Mustang Mach-E novamente nesta semana.
A Ford ainda não revelou quais dos vários futuros EVs serão construídos em sua fábrica canadense em Oakville, Ontário, potencialmente a partir de 2025, mas essa é uma possível localização de fabricação para o SUV de três fileiras.
Futuros EVs da Ford serão “radicalmente simplificados”
Na última teleconferência trimestral da Ford, Farley revelou que os futuros EVs da Ford serão “radicalmente simplificados”, com menos estilos de carroceria e “apenas um punhado de combinações possíveis de pedidos”.
Ele também enfatizou que isso significará melhor qualidade e custos de fabricação mais baixos.