Os Estados Unidos apreenderam recentemente uma carga de petróleo bruto iraniano de um navio tanque no mar, segundo uma empresa de segurança marítima, indicando que a apreensão ocorreu antes do Irã capturar a carga de petróleo bruto da Chevron na quinta-feira, na costa de Omã.
Navio-tanque com destino à Chevron apreendido pelo Irã
Na quinta-feira, um navio-tanque com bandeira das Ilhas Marshall, transportando petróleo bruto destinado à Chevron, foi apreendido pela Marinha iraniana, de acordo com a Marinha dos EUA.
Segundo Teerã, o navio-tanque esteve envolvido em uma colisão com uma embarcação iraniana no Golfo de Omã, resultando em ferimentos em tripulantes iranianos e vários desaparecidos. O Irã também afirmou que o navio-tanque ignorou oito horas de chamadas de rádio após a colisão.
O Irã declarou que estava levando o navio-tanque Suezmax de volta ao país para investigação. A Marinha dos EUA, no entanto, acusou o Irã de interferir nos direitos de navegação em águas internacionais, referindo-se ao incidente como uma “ameaça à segurança marítima e à economia global.”
Apreensão dos EUA pode ter motivado retaliação iraniana
Na sexta-feira, novas informações surgiram da empresa de segurança marítima Ambrey, que alegou que o motivo do Irã para apreender a carga de petróleo bruto da Chevron foi em retaliação à apreensão dos EUA que ocorreu menos de cinco dias antes.
“Ambos os navios-tanque eram do tipo Suezmax. O Irã já respondeu de forma proporcional após apreensões de cargas de petróleo iraniano”, disse a Ambrey em uma nota aos clientes, segundo o Jerusalem Post.
Fontes familiarizadas com o assunto disseram que os Estados Unidos apreenderam um navio tanque das Ilhas Marshall, o Suez Rajan, após obterem uma ordem judicial para fazer.
A ultima posição conhecida do navio-tanque era próxima ao sul da África.
Antecedentes de disputas entre EUA e Irã por apreensões de petróleo
Essa não é a primeira vez que os mercados globais de energia presenciam um desentendimento entre os Estados Unidos e o Irã sobre navios-tanque de petróleo apreendidos.
Em 2019, a Guarda Nacional Iraniana apreendeu um petroleiro britânico, o Stena Impera, por supostamente violar a lei marítima. Em 2020, o Irã apreendeu um petroleiro com bandeira liberiana no Estreito de Ormuz, embora o tenha liberado.
Os Estados Unidos também participaram do conflito de apreensão de petróleo, apreendendo uma carga de petróleo iraniano em maio do ano passado, perto da Grécia.