A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu na terça-feira (25) a nova tarifa para a energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu para o ano de 2023.
Redução significativa na tarifa
Neste ano, o valor estabelecido será de US$ 20,23 por kW por mês, representando uma redução de 18% em comparação com o valor de 2022, que era de US$ 24,73/kW.
Em consequência dessa decisão, as distribuidoras cotistas que adquirem energia de Itaipu aplicarão o novo valor em suas tarifas, com efeito retroativo a janeiro.
Funcionamento da tarifa de Itaipu
Essencialmente, a tarifa de repasse de Itaipu corresponde ao valor pago pelas distribuidoras que compram energia da usina por meio da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), responsavel pela operação da hidreletrica após a privatização da Eletrobras.
Capacidade da usina de Itaipu
Com 20 unidades geradoras e capacidade instaladas de 14.000 MW, a usina de Itaipu supre aproximadamente 11,3% da demanda do mercado brasileiro e 88,1% do mercado paraguaio.
A construção da usina hidrelétrica de Itaipu foi resltado de um tratado internacional firmado entre Brasil e Paraguai em 26 de abril de 1973. O objetivo principal era aproveitar os recursos hídricos do Rio Paraná, compartilhados pelos dois países.